
Projeto Autor na Praça
Um projeto que acontece no espaço de apresentações Plínio Marcos, autores fazem lançamentos de seus livros enquanto batem um papo descontraído com os frequentadores.
Existente a mais de 18 anos, e teve sua origem na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, Pinheiros – SP. Realizado através de uma parceria entre Edson Lima & AAPBC – Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto.
A idéia surgiu a partir de uma visita de Mário Lago a praça em novembro de 1998, em que foi acompanhado até a casa em que viveu em 1949, onde funciona hoje o Restaurante Consulado Mineiro. O projeto foi concretizado em 1º de maio de 1999, numa iniciativa coletiva: o produtor cultural Edson Lima, o poeta e jornalista Fred Maia, o designer gráfico Marcelo Max, o jornalista Mouzar Benedito e, naturalmente, Plínio Marcos, além de outros colaboradores. Para seu início e continuidade tem sido fundamentais o apoio e a parceria com a AAPBC.
Na abertura, contamos com a presença do dramaturgo e escritor Plínio Marcos, autografando uma nova edição de Querô – Uma reportagem maldita. Plínio se tornou o padrinho do projeto, motivo pelo qual, o local onde acontece o evento na Feira de Artes da Praça Benedito Calixto, recebeu o nome de Espaço Plínio Marcos.
O AUTOR NA PRAÇA surgiu como uma iniciativa da difusão da literatura integrada a outras formas de manifestações artísticas, através do encontro entre escritores, artistas, autores de forma geral com o público, em espaços populares: as praças, parques, etc. Além das atividades recreativas e de entretenimento, existe o compromisso no aspecto cultural, social e pedagógico, como espaço para encontros, atividades literárias, apresentações musicais e outras manifestações que promovam a inclusão e exercício da cidadania.
.